sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Um toque de beleza...


Você é vaidoso? Acredito que a maioria das pessoas irão responder que sim. E os que não responderem, é porque acreditam que não sejam, apesar de possuírem algum grau de vaidade. Eu pessoalmente não me envergonha de admitir que sou, e bastante. Daí, gasto um tempo diário em cuidados após banho, principalmente com o cabelo. Mas, secador, chapinha, ou toalhas aquecidas prejudicam o cabelo? Saiba as verdades e os mitos sobre esse assunto.




Reportagem: Lela Malzone

Nada de se desesperar quando o assunto for cuidados com acessórios que aquecem os fios. Usando de maneira correta, secador, chapinha e até mesmo toalhas aquecidas podem garantir madeixas muito mais bonitas e saudáveis. Confira a seguir os mitos e verdades que envolvem as fontes de calor:



Passar a prancha nos fios úmidos acaba com a saúde do cabelo?
Verdade
!
“A prancha, assim como o secador, resseca os f ios, deixando-os quebradiços. Só é aceitável aplicar a piastra sobre os f ios úmidos quando essa for a etapa de algum tratamento, já que ela ajuda a f ixar os ativos no cabelo”, explica Claudio Ferraz, cabeleireiro do salão Crystal Hair (RJ).

Secar cerca de 40% do cabelo antes de começar a escová-lo ajuda nesse processo?
Verdade!
“Ajuda muito. Gastamos muito mais tempo se começarmos o processo da escova com 100% dos f ios úmidos, o que também irá provocar mais danos a eles. A pré-secagem de 30% a 40% das madeixas torna a escova mais prática e menos agressiva”, comentaGuilherme Guedes, cabeleireiro do salão Ophicina do Cabelo (RJ).

A chapinha deve ser usada em temperaturas específicas em cada tipo de cabelo?
Verdade!
Para conquistar um bom resultado na aplicação da piastra é essencial f icar de olho na sua temperatura. No cabelo mais grosso, ela pode atingir até 230° C. Já nos fios com escova progressiva e tinturas, a temperatura não deve ultrapassar os 200° C. E nas madeixas bem f ininhas, que geralmente são mais frágeis, o ideal é até 180° C, para que elas não se quebrem.

O creme termoativado protege o fio do secador e da prancha?
Verdade!
“Principalmente os produtos que possuem silicone e queratina em sua fórmula, já que além de formarem uma película protetora ao redor do f io, ajudam a selar as cutículas, eliminando o frizz”, ensina Claudio Germano, cabeleireiro (SP).

A toalha quente potencializa a máscara de hidratação?
Verdade
!
“A toalha quente, assim como a touca térmica, é muito útil nas hidratações feitas em casa, já que ajuda a abrir a cutícula das fibras capilares, facilitando a absorção dos ativos”,diz Claudio Germano.

Secador e chapinha são os piores inimigos dos fios?
Mito!
Não, desde que usados da maneira correta, ou seja, com a aplicação prévia de um leave-in termoativadopara proteger  os f ios.

Iniciar o babyliss nos fios molhados facilita o processo?
Mito!
Se f izer isso, você poderá danif icá-los. É essencial que o cabelo esteja 100% seco e que você use um protetor térmico para evitar que os f ios f iquem queimados e desidratados.

O calor da prancha fecha a cutícula dos fios?
Mito!
A piastra só surtirá esse efeito se for usada em um tratamento cauterizante, que pode ser realizado apenas nos salões de beleza. Os acessórios de uso caseiro só ajudam a deixar o cabelo mais liso, mas não alteram em nada as cutículas da fibra capilar.

O uso excessivo do secador para alisar os fios cria um efeito memória no cabelo?
Verdade!
Se o aparelho for utilizado com a temperatura muito elevada e durante muito tempo na mesma parte do f io, pode criar, sim, uma memória, principalmente nas pontas, que são mais sensíveis, danif icando-as.

Aquecer o óleo de argan antes de aplicá-lo no cabelo torna a hidratação mais poderosa?
Verdade
!
“O óleo se torna mais poderoso ao ser aquecido à temperatura baixa, cerca de 40º C, por volta de três a cinco minutos”, garante Guilherme Guedes.

Usar secador todos os dias deixa o cabelo ressecado e sem brilho?
Verdade!
“Por isso mesmo é que devemos usá-lo com cuidado”, ressalta Claudio Ferraz. Para que isso não aconteça, lembre-se de aplicar um creme termoativado antes de começar a usar o aparelho e faça hidratações quinzenais.

O jato quente do secador pode soltar a cola dos alongamentos?
Mito
!
A cola de queratina que faz a junção dos apliques com os fios naturais só se desmancha com altas temperaturas, acima de 100º C, e nenhum secador consegue chegar a esse patamar.

A chapinha é mais agressiva nos fios tingidos?
Verdade!
O cabelo com tintura já é mais sensível do que o natural por causa da ação da química. Ao aplicar a chapinha, ele pode ficar mais ressecado ainda. Isso sem falar que o calor excessivo pode até mesmo levar ao desbotamento da cor, deixando-o opaco.

O jato quente do secador pode queimar o couro cabeludo?
Verdade!
Sem dúvida alguma. Por essa razão é que se deve manter uma distância mínima de15 centímetros do bocal do secador ao cabelo e jamais deixar o acessório parado em um mesmo local por muito tempo.

A água quente do chuveiro deixa os fios oleosos?
Verdade!
Afinal de contas, ela ajuda a estimular a oleosidade do couro cabeludo, ao deixar os seus poros abertos. Por isso, os profissionais sempre indicam que o último jato da lavagem do cabelo seja frio.

O creme termoativado deixa o cabelo pesado?
Mito!
Assim como qualquer produto para o cabelo, ele deve ser aplicado na dose e da maneira adequadas para que ele não fique pesado e com aspecto bem oleoso.

Água muito quente gera o aparecimento da caspa?
Verdade!
Como ela estimula a produção de oleosidade, é natural que possa ocorrer uma descamação do couro cabeludo.

O brushing seguido da chapinha só deve ser feito em fios muito crespos?
Mito!
“Isso não é regra. Essa dupla pode ser aplicada sempre que houver a necessidade de f ios extremamente chapados e a escova não se mostrar suf iciente”, af irma Ferraz.


Parafraseando Vinícius de Morais: "Os muito feios que me perdõem, mas beleza é fundamental!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário