quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Halloween





Ontem, 31 de Outubro, foi o dia onde se comemora o Helloween. Creio que todos pelo menos já ouviram falar. Mas, para esclarecer esse assunto, trouxemos para vocês uma matéria muito interessante publicada no Blog "Gangue de Livros" .

O Halloween, ou o Dia das Bruxas, como é chamado aqui no Brasil, é um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente nos países de língua inglesa, no dia 31 de outubro. O nome Halloween é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), já que com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween". Sabemos que o Halloween já é um velho conhecido de muita gente, mas gostaríamos de convidá-los a conhecer um pouco mais a respeito desta famosa comemoração...




   
Apesar de o Halloween ter ficado conhecido como uma festa tradicional norte-americana, não foi lá que ele teve origem, mas sim na sociedade Celta.  Na verdade, a comemoração chegou aos Estados Unidos, somente em meados do século XIX,  levada pelos imigrantes irlandeses. A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia.

Stingy Jack, ou Jack da Lanterna
   
Segundo o mito irlandês, ele teria convidado o Diabo para beber com ele no dia do Halloween. Após se fartarem em bebida, o astuto Jack convenceu o Diabo a se transformar em uma moeda para que a conta do bar fosse paga. Contudo, ao invés de saldar a dívida, Jack pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar da prisão, o Diabo aceitou um acordo em que prometia nunca importunar Jack. Dessa forma, ele foi libertado e nunca mais importunou o homem. Entretanto, Jack morreu e não foi aceito nas portas do céu por ter realizado um trato com o demônio. Ao descer para os infernos, também foi rejeitado pelo Diabo por conta do trato que possuíam. Vendo que Jack estava solitário e perdido, o demônio lhe entregou um nabo com carvão que lhe serviu de lanterna. Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas.


Essa brincadeira existe desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, utilizando uma fantasia chamada "souling (referente à alma), batiam de porta em porta para pedir os bolos.  Para cada bolinho que a criança ganhava, ela tinha que fazer uma oração para os familiares mortos da pessoa que lhe deu o bolo. Essas orações ajudariam os familiares a encontrar seus caminhos para sair do purgatório até o céu.


   Colocamos abaixo algumas dos símbolos mais populares do Halloween, e seus significados mais conhecidos:

Abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria (além de ser utilizada para representar o Jack lanterna, claro!)

Aranha: simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

Bruxas: são as principais simbologias dessa festa. As histórias  contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. (Devo dizer que como o wiccano que sou, discordo inteiramente desta associação negativa que é dada para as bruxas.)

Caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos. As moedas deviam ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados, e os bilhetes com os pedidos, deviam ser incinerados para que os pedidos fossem mais rapidamente atendidos, pois se elevariam através da fumaça.

Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois elas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que esses são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.
Maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz consequências negativas para a vida, como eletricidade e pensamentos negativos.

   
Assim como os símbolos, as cores mais usadas na festa de halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força, ampliando a força mental, a confiança e a criatividade, o entusiasmo e o sucesso em empreendimentos. Os antigos acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias. 

Preto: cor comumente associada aos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Na verdade o preto tem a função de proteger o mago do ataque de energias negativas, afastar inveja, limpa a negatividade, e é associado também ao desdobramento, proteção, repele as energias negativas e mantém as boas energias.

Roxo/lilás: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween, já que essa cor representa a espiritualidade, e é associada ao poder de transmutar a energia negativa, aumentar as inspirações e a intuição, trazendo a calma.
   

   
Esperamos que vocês tenham gostado de fazer esse mergulho cultural conosco!
Fonte:Entre Homens

3 comentários:

  1. Esse texto está ótimo !!!

    ResponderExcluir
  2. Legall, gostei mt pq salvou meu Trabalho de Inglês sobre o tema acima indicado .
    Valeeeeeeu !!!

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que o blog ajudou ;) abraço

    ResponderExcluir